sábado, 30 de janeiro de 2010

Pug

Fonte: petfriends.com.br

O Pug é um cãozinho de companhia e de pequeno porte que tem uma aparência diferente. É um cão quadrado e massudo mas de temperamento constante e muito brincalhão. Lealdade e inteligência não lhe faltam.

Tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode pesar entre seis e oito kg e medir de 25 a 28 cm de altura.

Seu focinho é inconfundível. Simpática e sensível, esta raça também é conhecida por carlin, mops e cão holandês.

A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto.

Adora correr e pular sobre as pessoas, contagiando todo o ambiente. Recebe as visitas muito animado com verdadeira empolgação. Às vezes cai num sono profundo, merecido depois de tantas gracinhas.

Com relação às fêmeas, o cuidado deve ser redobrado quando elas forem criar. Por terem o focinho muito curto os filhotes devem nascer rapidamente para não morrerem asfixiados.

Enquanto filhote um banho mensal é suficiente para garantir a limpeza. O Pug não é um cão de cheiro forte, mas as rugas do rosto devem ser limpas uma vez a cada cinco ou seis dias. Já os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonetes.

Origem e História

De origem chinesa, o Pug foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adotou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, Willian the Silent, o rei da Holanda e mais recentemente com o Duque de Windsor.

Sem o aviso de um pequeno Pug, Willian teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu querido cão de estimação.

Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou européia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi (também chamado de Pug).

Os ingleses o batizaram de Pug ou "Pug-Dog", isto é "coisa diminuta", "cão diminuto".

O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez na França, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.

No Brasil a difusão da raça ainda é muito pequena, mas basta que seja um pouco divulgada para demonstrar seu potencial de carisma que há muito já foi descoberto pelo mundo.

Um comentário:

  1. oLA!! Adorei seu blog tb, mto bom. Tenho um pug tb hehe, coisa mais linda do mundoooo.Eu que sempre fui gateira, revi meus conceitos quanto aos cães depois que ganhei minha pug. Tudo de bom essa raça.
    bjssss

    ResponderExcluir